20 dezembro 2007

Por quê “se calla?”

Roberto Moraes Pessanha
Professor do Cefet Campos
e-mail:
moraes.rol@terra.com.br

A expressão “por qué no se calla”, popularizada pelo rei da Espanha contra o polêmico Chávez, cabe ao inverso, como uma luva, à indagação a ser feita à direção local do PT em Campos.
Como se sabe, o atual secretário de Saúde do município é o neo-petista, Rodrigo Quitete, que para o partido foi convidado, pelo ex-presidente, também médico e candidato da sigla nas eleições municipais de 2004, Mackoul Moussallém.

Todos poderiam imaginar que o PT, ao aceitar fazer parte do atual governo municipal, mesmo crivado de denúncias de mau uso dos recursos públicos, com investigações de tribunais de contas e policiais, para lá fosse encaminhar propostas e linhas programáticas do partido.

É certo, que seria impertinente, a exigência do estabelecimento da maioria, das propostas do partido, mas não é concebível, que nenhuma das propostas sejam, sequer apresentadas e/ou consideradas, num acordo que, aos olhos daqueles que desejam ver, apenas produziu, meia dúzia de nomeações de aliados e parentes das correntes que defenderam esta espúria aliança.

O caso da saúde é grave. O secretário é petista, por mais que isso seja difícil de crer. Portanto, os projetos, ações e problemas de sua pasta são problemas que o partido terá que explicar em praça pública. A crise é incompatível com o generoso orçamento de quase R$ 400 milhões anuais.

Este articulista não vai discutir a questão dos chamados “extra-tetos” e dos repasses de verbas para pagamento dos serviços prestados pelos hospitais filantrópicos e privados, pela simples falta de informações e transparência sobre o uso destes recursos.

O fato do município ainda não ser gestor-pleno na área de saúde, segundo informações, está também relacionado à falta de repasses de informações às instâncias superiores que gerem o SUS. Isso, na essência, seria a origem, da maioria dos questionamentos dos usuários, prestadores de serviços, médicos, enfim, de toda a sociedade.

Por tudo isso, e pela atenção especial que a área de saúde necessita ter dos seus gestores, aqueles que foram responsáveis, no PT de Campos, por entregar o partido, nos braços de um governo ineficiente e incompetente devem agora suspender o silêncio acorrentado a que se submeteram e que muitos avisaram e temeram. Enfim, todos queremos saber: PT de Campos, por quê “se calla?”.

PS.: Publicado na Folha da Manhã em 14 de dezembro de 2007.

2 Comments:

Blogger Splanchnizomai abraçando o amanhã. said...

Porque se falar terá que se entregar...

10:28  
Blogger Unknown said...

Justamente eu me pergunto!!!
Por que me callar???

Ola Sr. Sergio Moraes.
Posto aqui meu comentario mesmo sabendo que o Sr. nào o deixará ir ao ar ,pois serào denuncias graves contra a RREFERIDA EMPRESA da qual eu espero que o Sr ainda sej a Diretor,,,pois eu comprei da empresa TAMANDARÉ e tambem da EMPRESA ORIENTAL ,sendo que as duas são de propriedade do SR. DOUGLAS RODRIGUES DE ALMEIDA ,,varios onibus urbanos ,sendo que os mesmo até hoje ,mais de dois anos ,nào me foram entregues os documentos ,devido as várias restriçoes que os veículos possuem ,sendo esta de nivel MUNICIPAL ,JUDICIAL E ATÉ MESMO NACIONAL ,pois tais veículos devem IPVA ,AÇOES TRABALHISTAS NÀO PAGAS (PENHORADOS),E MULTAS AMBIENTAIS E OUTRAS ,estou no aguardo dos documentos ou de outros veículos ,pois paguei e nào levei ,o proprietario das referidas empresas (TAMANDARÉ E ORIENTAL) ME DERAM UM BELO GOLPE ,alias deram em outros empresarios tambem ,os quais tenho os dados se preciso for,,inclusive fui ameaçado de Morte se retornase ao Rio novamente ,que era para mim ingulir o meu prejuízo e ficar quieto ,porem nào ficarei quieto nào ,ja estou ajuizando uma açao contra a empresa Tamandaré ,ja que fecharam a Oriental (mais um dos golpes dos proprietarios),e estarei tentando tambem penhorar algo da mesma ,se é que ela ainda exista ,depois ainda o sr vem com ironia se dizendo contra outros tipos de transportes alternativos,,,tenho varias placas de outro ONIBUS COM RESTRIÇOES ,os quais voces venderam a desmanches de varias regioes ,com a finalidade de nao pagar os debitos e penhoras sobre os mesmos ,estou no seu aguardo (16)92767447 ,pois eu postarei esta mensagem em outros Blogs Sites etc...

12:10  

Postar um comentário

<< Home